quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MITO ou VERDADE: Tirar o pendrive sem remoção estraga?


Sabemos que tirar o pendrive  sem ter o cuidado necessário do computador, notebook ou netbook é muito comum entre os usuários. Muitas pessoas já ouviram falar que retirar o pen drive bruscamente pode causar algum prejuízo à máquina ou mesmo ao aparelho em questão, porém, mesmo assim, a maioria não tem preocupação com o assunto. Outros, no entanto, desconhecem totalmente a questão.
http://oficinada.net//imagens/coluna/3053//pendrive-note.jpg

Aos desinformados ou mesmo àqueles que pensam que a ideia de danificar algum aparelho ao tirar o pendrive sem um cuidado especial, fiquem sabendo que é bem possível ter prejuízos. A explicação para isso é bastante simples. O seu pendrive pode queimar caso seja removido sem cuidado, pois, qualquer dispositivo USB utiliza energia elétrica para ser identificado e lido pelo computador. Deste modo, em uma remoção brusca, sem fazer com que ele pare de funcionar, pode acontecer que uma corrente elétrica esteja passando nesse momento e assim fazer com que o pen drive ou mesmo a porta de entrada USB seja queimada.

Outra questão relevante na retirada brusca do pendrive é quanto a integridade dos seus documentos. Por ele possuir a característica de "hot-swappable", ou seja, pode ser conectado ou desconectado com o computador ligado, sem risco de dano ao hardware seja a porta em que encontra-se ligado ou mesmo o próprio dispositivo. Os dados armazenados podem sofrer danos caso o dispositivo seja removido bruscamente durante operações de leitura ou de gravação.

Para não termos surpresas ruins ao retirar o pendrive sem a forma dita segura o ideal é seguir os passos recomendados. Assim, quando desejar remover o pendrive de uma unidade, clique inicialmente no ícone “USB” na barra de tarefas, bem próximo ao relógio, após selecione o drive referente ao pendrive e clique nele. Deste modo é feita a remoção segura. No entanto existe outra forma também recomendada para a remoção do pendrive. Muitos especialistas defendem a ideia de que quando estamos usando um pendrive ou qualquer outro dispositivo removível, há um ícone que exibe a opção "Remover Hardware com Segurança", assim, o sistema assegura a integridade de seu pendrive e que não haja prejuízos de dados ao remover o dispositivo, como vimos anteriormente. No entanto, fala-se que é possível desconectar o pendrive com segurança sem avisar o sistema operacional. Para fazer isso, é necessário ter certeza que o mesmo não está mais transmitindo dados, ou seja, nem copiando e nem lendo arquivos. O pendrive costuma ter um led que fica piscando quando está em uso, realizando alguma operação. Então, se esta luz estiver apagada, dizem que é possível remover o dispositivo com segurança e assim, não danificar o pendrive e muito menos perder os arquivos. 


Outros gadgets estragam?


Já comentamos sobre a retirada brusca do pendrive. Então, será que os outros dispositivos móveis também correm o risco de danificar ou mesmo prejudicar a sua máquina caso sejam retirados sem as precauções ditas necessárias? Devemos então "Ejetar ou desconectar hardware", antes de remover a câmera, pendrive, mp3 player ou qualquer dispositivo do computador? No geral os sistemas operacionais não gravam todas as ações diretamente, enquanto o usuário está realizando o ato. Ele costuma gravar de forma incompleta, e só é atualizado ao pedir para remover os dispositivos. Esse processo normalmente agiliza o tempo das operações. Deste modo, dispositivos que armazenam dados, como o pendrives e mp3 players, são os que mais podem ter problemas com a retirada incorreta. Assim, ao remover um dispositivo sem informar ao sistema, as últimas ações realizadas com ele podem ser perdidas. Após a retirada o usuário irá perceber que talvez alguns arquivos não foram salvos no computador ou mesmo possuindo erros. Especialistas alegam que no Windows as consequências de uma interrupção brusca de um dispositivo é mais difícil de ocorrer, pois ele está preparado para uma remoção rápida. Para tanto, alegam que no Linux, o funcionamento é diferente, assim, se o usuário desconectar o dispositivo sem avisar o sistema, irá correr o risco de perder arquivos.

Os dispositivos que não armazenam dados, como scanners, impressoras, câmeras (web cam), etc, não há muita necessidade de informar ao sistema que eles serão removidos. Para muitos dispositivos, o Windows não costuma mostrar o ícone de remoção de dispositivo, indicando assim, que podem ser removidos diretamente do sistema.

Mito ou verdade? [verdade]


Após toda essa leitura, você deve estar pensando se é ou não verdade que a retirada brusca de um pendrive pode danificá-lo ou mesmo estragar um computador?
A resposta é Sim, pode estragar. O computador propriamente dito o risco é praticamente inexistente, apenas poderá danificar a porta de entrada USB, porém o risco de danificar o pendrive é maior. Além do mais, os arquivos podem ser danificados, e ninguém gostaria de perder documentos importantes, certo? Então, mesmo que o risco de danificar um computador seja pequeno, não basta ter um pouco mais de cuidado na retirada do dispositivo e garantir a integridade de todos os documentos.


Via OFICIAL DA NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons