quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Casos de malária reduzem no AM


Fundação de Medicina Tropical estima ocorrência de 60 mil casos em 2011, contra os mais de 73 mil registrados em 2010.

Testagem rápida será levada para lugares de difícil acesso no interior do Estado
Testagem rápida será levada para lugares de difícil acesso no interior do Estado(Arquivo/AC )
O Estado do Amazonas deve fechar o ano de 2011 com 60 mil casos de malária registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). O número representa uma redução em diagnósticos da doença em relação ao ano anterior. Em 2010, foram 73.921 casos na região.
Os dados foram confirmados pela diretora-presidente da FMT-HDV, Graça Alecrim. Segundo ela, nos últimos seis anos, o Amazonas tem conseguido reduzir o índice da doença. “Em 2005, foram 232.500 casos. Naquele ano, o Estado foi o mais crítico em toda a Amazônia Legal”, afirmou.
A diretora-presidente ressalta que essa redução vem sendo reforçada desde 2009 com o projeto “Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileira”, coordenado pela FMT. “As ações do projeto têm sido feitas em parceria com a FVS”, salientou.
Patrocinado pelo Fundo Global, uma parceria público-privada única, dedicada a captar e desembolsar recursos adicionais para a prevenção e tratamento do HIV/Aids, tuberculose e malária, o projeto irá ganhar mais reforço. Ao todo, 16 municípios do Amazonas receberão automóveis para as ações de combate à endemia na capital e no interior do Estado.
A entrega será feita hoje, na sede da FMT. Durante o ato, secretários municipais de saúde assinarão o termo de cessão que estabelece o uso dos veículos no controle da endemia.
“Os automóveis serão particularmente importantes para otimizar ações que já estão sendo realizadas pelo projeto, como a distribuição de testes rápidos nos municípios e de mosquiteiros impregnados com o veneno que mata o mosquito transmissor da malária”, destacou Graça Alecrim.
Os veículos serão entregues aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Lábrea, Autazes, Careiro, Coari, Novo Aripuanã, Borba, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Guajará.
Também  já foram entregues mais de 20 mil mosquiteiros impregnados com inseticida aos 16 municípios contemplados pelo projeto, do total de 476 mil unidades, que deverão chegar às áreas de maior infestação pelo transmissor da malária.
  
Calendário de visitas contra dengue
As ações da “Operação Impacto de Combate à Dengue” continuam em todas as Zonas de Manaus. Durante toda a semana, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e soldados da Aeronáutica estarão  na Zona Leste da cidade dando prosseguimento ao trabalho de inspeção domiciliar na terceira etapa do bairro São José e avançando para o bairro Tancredo Neves.
Na Zona Oeste, soldados do Exército continuarão percorrendo as residências do bairro da Compensa. Já na Zona Norte, agentes de endemias da Semsa dão continuidade às ações no bairro Novo Aleixo.
E na Zona Sul, agentes de endemias também começam a percorrer as residências localizadas nos bairros Educandos e Colônia Oliveira Machado, enquanto soldados da Marinha continuam atuando na área do bairro do Japiim.
  
200 mil testes rápidos para  diagnosticar a malária também serão entregues para as secretarias de saúde municipais, que deverão utilizar este recurso em áreas consideradas de difícil acesso.
Segundo balanço do Ministério da Saúde (MS), o número de casos de malária em toda região Amazônica reduziu em 31% somente no primeiro semestre de 2011.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons