quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Obras da Ponte do Rio Negro 'sustentam' empreiteiras

Levantamento feito por A CRÍTICA, no portal da Transparência do Governo Estadual, mostra o ranking de pagamentos para construtoras, no período de janeiro a junho deste ano.

A ponte contruída sobre o Rio Negro, tem custo superior a R$1 bilhão e já dura quatro anos
A ponte contruída sobre o Rio Negro, tem custo superior a R$1 bilhão e já dura quatro anos (Michel Dantas)

ARISTIDE FURTADO
Responsável pela construção da ponte sobre o rio Negro, a Camargo Corrêa foi a empreiteira que mais recebeu recursos no primeiro semestre da gestão do governador Omar Aziz (PMN) com um total de R$ 103,5 milhões. Levantamento feito por A CRÍTICA, no portal da Transparência do Governo Estadual, mostra o ranking de pagamentos para construtoras, no período de janeiro a junho deste ano.
O levantamento levou em consideração pagamentos realizados pelas secretarias da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e de Infraestrutura (Seinf), pastas que concentram os maiores volumes de obras. A lista contém 29 empresas entre empreiteiras e firmas de engenharia. Nos primeiros seis meses de 2011, o Governo empenhou (primeira fase do pagamento) para essas empresas R$ 906,5 milhões, dos quais pagou R$ 358,4 milhões, o que representa 40% do total.
No montante pago, encontram-se também valores de restos a pagar oriundos do exercício de 2010. Da Camargo Corrêa, por exemplo, migrou para este ano R$ 29,1 milhões que haviam sido empenhados no ano anterior. Em 2011, a SRMM fez empenhos à empreiteira no valor de R$ 142,6 milhões. A Camargo Corrêa detém o contrato de maior valor do Estado. São R$ 811,8 milhões para obras da ponte sobre o rio Negro.
O empreendimento, que teve início em dezembro de 2007, está previsto para ser inaugurado no dia 24 de outubro, um ano e sete meses depois da previsão inicial que era março de 2010. O segundo lugar da lista de empreiteiras que mais receberam pagamentos da gestão Omar é da construtora Etam, que pertence ao grupo do ex-governador do Acre Orleir Cameli. Ao todo a firma recebeu R$ 52,2 milhões por contratos firmados em anos anteriores. Os empenhos em nome da empreiteira somam R$ 94,4 milhões, sendo R$ 13 milhões da SRMM e R$ 84,4 milhões da Seinf.
De acordo com dados do Mapa de Obras, Sistema de Obras Públicas do Estado (Sicop), a Etam é responsável por 14 contratos, de obras em andamento, com o Governo Estadual no valor total de R$ 550 milhões. Na relação de contratos, o de valor mais expressivo destina-se à construção do sistema de abastecimento de água de Manaus na Zona Leste da cidade. São R$ 309,1 milhões bancados com verbas conveniadas com o Governo Federal. A Etam também responde por contrato de R$ 85,3 milhões para construção das estradas de acesso à ponte sobre o rio Negro na margem de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste, e na de Iranduba, na ponta do Pepeta. Essa obra está na fase final.
O pacote inclui a pavimentação do tabuleiro da ponte, que já está em andamento e segundo previsões da SRMM, deve ser concluído em setembro. Seis terminais hidroviários em municípios do interior do Estado, no valor total de R$ 108 milhões, também fazem parte da lista de obras da Etam com o Governo Estadual. Pela construção do porto de Carauari, firmou contrato de R$ 17,4 milhões. O de Eirunepé custa R$ 27 milhões. O terminal de Guajará está avaliado em R$ 19,9 milhões. Pelo de Ipixuna, a empreiteira cobrou R$ 16 milhões. O de Itamarati sairá por R$ 14,2 milhões. E o de São Gabriel, por R$ 13,2 milhões.
Fonte: acritica.uol.com.br

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