quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Para Omar, escola de tempo integral é o modelo de Educação do futuro no Estado

Foto: Chico Batata / AGECOM-AM
O governador Omar Aziz afirmou nesta quinta-feira, dia 03, que o futuro da Educação no Amazonas é a escola de tempo integral. Foi durante a inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, evento que abriu, oficialmente, o calendário escolar de 2011 da Rede Estadual de Ensino dos 62 municípios do Amazonas, que contam com 544 escolas, mais de 530 mil estudantes e 27 mil professores.

A escola, localizada na Avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, é a sexta neste modelo inaugurada pelo Governo do Estado em menos de um ano. Outras oito foram adaptadas para oferecerem educação em dois turnos. A proposta de Omar é construir 36 Cetis, sendo 20 no interior, e chegar até 2014 com 50 unidades educacionais de tempo integral. Até maio, outros três Cetis entram em funcionamento, dois na capital e um em Parintins.

De acordo com o governador, hoje o modelo integral já é uma realidade para milhares de alunos no Amazonas.  “Onde não tem escola de tempo integral, estamos usando os nossos aparelhos e construindo novos espaços para instalação do projeto Jovem Cidadão, no qual o aluno também estuda em um turno e pratica  atividades culturais, esportivas e de qualificação no horário em que não está na sala de aula, assim afastamos nossos jovens das ruas e do mau caminho”.

Atualmente, mais de 120 mil estudantes da rede estadual de ensino estão inseridos no Jovem Cidadão.  “Estamos dando aos nossos jovens a oportunidade que os pais deles não tiveram. Quanto mais condições nós dermos, mais eles terão oportunidades no futuro”, disse o governador, ao ressaltar exemplos de retorno que indicam avanços na qualidade do ensino. Em 2010, 55% das vagas no PSC da Universidade Federal do Amazonas eram de alunos da rede estadual. Este ano, subiu para 60% e dois alunos conseguiram a média para os cursos de Direito e de Medicina, os mais concorridos da Ufam.

Segundo Omar Aziz, a Educação é o melhor caminho para a redenção de um povo, por isso ele garante que o Estado vai continuar investindo na área acima dos 25% previstos em Lei. Ele reafirmou o compromisso de construir a Cidade Universitária e ampliar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Disse, ainda, que vai continuar investindo no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas  (Cetam)  para qualificar a mão de obra e adaptar as pessoas às novas tecnologias. Da mesma forma, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) vai seguir com o seu propósito fundamental de patrocinar a pesquisa, principalmente para desenvolver o setor primário. “Assim que vamos gerar emprego, renda e oportunidade”.

Modelo de Escola – Instalado na Avenida Brasil, ao lado da sede do Governo do Estado, o Ceti Áurea Pinheiro Braga possui 10 mil metros quadrados e tem capacidade para atender a mil estudantes do Ensino Médio. A inauguração do novo Ceti representa a continuidade de um projeto de infraestrutura iniciado no ano passado com a inauguração de cinco outros Centros Integrados de Educação de Tempo Integral,  que estão em pleno funcionamento nos bairros Cidade Nova (Ceti Marcantônio Vilaça 2), Parque Riachuelo (Ceti Garcitylzo do Lago e Silva), Comunidade Jesus Me Deu (Ceti Dra. Zilda Arns), Novo Israel (Ceti João dos Santos Braga) e Educandos (Ceti Professor Gilberto Mestrinho).

Com um projeto arrojado e sem precedentes no Amazonas, o Governo do Estado investe aproximadamente R$ 8 milhões na construção de cada Ceti. Aliando conforto e modernidade, cada unidade possui estrutura com 24 salas de aulas, piscina semi-olímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, sala de música, sala de dança, auditório e ambientes administrativos.

Nos Cetis, os estudantes ingressam às 7h da manhã e permanecem na escola até às 17h, usufruindo de alimentação e acompanhamento pedagógico diferenciado, tendo acesso a atividades esportivas e participando de ações extra-curriculares.
 
Tecnologia de ponta em sala de aula
– Durante a inauguração, o governador Omar Aziz participou de uma aula demonstrativa com a nova tecnologia que vai ser usada em todas as salas do Ceti Áurea Pinheiro Braga, que inaugura um novo conceito de escola no Amazonas. Como projeto-piloto da Seduc, cada uma das 24 salas de aulas da nova escola estará equipada com uma lousa digital que será utilizada por cada professor no desenvolvimento de suas aulas. Por meio desses recursos, os estudantes terão acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais disponibilizados pelos professores, que foram previamente capacitados.

Este recurso, conforme o Departamento de Planejamento da Seduc, soma-se a uma cadeia tecnológica disponibilizado pelo Governo do Estado, que envolve laboratórios de informática e notebooks, que foram repassados a cada um dos 22 mil professores da rede pública estadual.
FONTE: http://www.amazonas.am.gov.br (Governo do Estado do Amazonas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons