sábado, 29 de janeiro de 2011

Acusados de matar vereador em Guajará são transferidos para o Acre

acusados_de_crime_vereador.jpg
Dois homens e suas respectivas esposas, acusados pela morte do vereador Rob Kler (PT), foram aceitos no presídio de Cruzeiro do Sul depois de um pedido da justiça do Amazonas que alega falta de segurança para manter os presos na delegacia do pequeno município. 

Temendo uma possível invasão na delegacia de Guajará, por parte de familiares e amigos da vítima, o juiz Flavio Enrique, da comarca de Guajará (AM), solicitou ajuda da justiça acreana para transferir provisoriamente os quatro presos para o presídio de Cruzeiro do Sul que fica a 16 quilômetros.

Segundo o sargento da Polícia Militar, Osvaldo de Moura Azevedo, que responde como delegado em Gujará, a transferência dos presos foi solicitada à justiça, tendo em vista que o município não dispõe de um presídio e a delegacia não oferece condições de segurança em caso de uma tentativa de invasão. De acordo ele, apenas quatro policiais fazem a segurança dos detentos na delegacia.

A justiça acreana deu um prazo de vinte dias para a permanência dos presos em Cruzeiro do Sul, mas a polícia do Amazonas já solicitou a prorrogação por mais 20 dias. Segundo, sargento Osvaldo, os supostos envolvidos na morte do vereador devem ser transferidos para Manaus, mesmo antes do julgamento.

Um dia após o crime que aconteceu no dia, 1 de janeiro, apenas Célio Roberto Matias da Silva, 26 anos e o cunhado dele, José Carlos de Souza Menezes, 40 anos, foram presos. No decorrer das investigações a policia prendeu mais duas mulheres acusadas de participação no crime, Maria de Oliveira Correia de Souza e Antonia Souza de Menezes. As duas são esposas dos acusados. 

Relembre o caso

O homicídio aconteceu por volta das 3h da madrugada de sábado , 1 de janeiro. O vereador teria sido chamado a um bar, para ajudar um irmão e um amigo, envolvidos em uma briga. Na confusão ele foi atingido com uma facada nas nádegas e sem mobilidade para correr, recebeu um golpe mortal na altura do pescoço por onde se esvaiu todo sangue.

Samoti Nepomuceno, irmão do vereador, foi atingido com uma facada no braço. Jair Fonseca, amigo de Rob Kler, teve ferimentos em uma das pernas e nas costelas. Os dois feridos foram removidos ao Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul, aonde receberam atendimento.

O peão de fazenda, Célio Roberto Matias da Silva, 26 anos e o cunhado dele, José Carlos de Souza Menezes, 40 anos, são os principais suspeitos dos crimes. Os dois foram presos em flagrante. Apesar de confessar o envolvimento na briga, eles negam que tenham cometido o homicídio.

Rob Kler era muito conhecido também em Cruzeiro do Sul, pelo serviço prestado durante muitos anos à frente da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A morte do vereador abalou o pequeno município, milhares de pessoas passaram pela Câmara de Vereadores aonde aconteceu o velório para dá o último adeus.

FONTE: www.tribunadojurua.com - Informações de Francisco Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons